Brises – filtrando a luz solar

Brises Soleils são elementos arquitetônicos que servem para “quebrar” o sol, ou filtrar a luz solar, impedindo ganhos de calor no edifício, mas mantendo os visuais pelas aberturas.

Os brises podem, além de ajudar na proteção solar, ajudar na criação de fachadas muito interessantes. Por isso, selecionamos, neste post, diversos modelos de brises e seus inúmeros efeitos e visuais.

Brises da casa Sunset Cabin dos arquitetos do Taylor Smyths Architects:

De forma a manter o belo visual do pôr do sol no lago Ontario no Canadá, a casa possui brises do tipo ripa em madeira, que filtra a luz intensa do sol da tarde. A fachada ficou mais interessante com as ripas.

Brises na fachada do edifício da Loducca, dos arquitetos do escritório Tryptyque:

A forma é inspirada no edifício Cogan de Niemeyer, a arquitetura brasileira daquela década fazia muito uso desses elementos.

Dos mesmos arquitetos, a premiada casa Harmonia 57, que possui várias soluções de bioclimática, inclusive os brises móveis da frente:

Brises na casa Umbrella, dos arquitetos Pugh + Scarpa

Os brises desta casa são feitos de diversos elementos, inclusive as placas dos painéis fotovoltaicos tem essa função.

Brises verdes:

Outra opção é dada pela Ecotelhado, que fornece brises feitos com vegetação que, além de proteger do sol melhora a qualidade do ar urbano e reduz o efeito do microclima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *