Iluminação Zenital

A iluminação zenital é aquela onde a luz natural penetra no ambiente através de aberturas situadas na cobertura de uma edificação e caracteriza-se como uma das formas mais eficazes de iluminar naturalmente e obter uma boa distribuição da luz no ambiente.

Por estar localizada na cobertura, a abertura zenital pode ser construída em áreas diversificadas do ambiente e servir como auxílio à iluminação lateral, caracterizando altamente adequada para locais mais profundos e grandes espaços contínuos.

Existem diferentes tipologias de elementos zenitais e a distribuição de luz no interior de um ambiente iluminado zenitalmente dependerá da forma desses elementos. As principais tipologias de aberturas zenitais são: sheds, átrios, lanternins, clarabóias e cúpulas.

Vale lembrar que as aberturas zenitais, apesar da sua maior eficiência luminosa, necessitam de elementos protetores da luz solar direta, que gera excesso de calor no ambiente. Nesse sentido, é importante um projeto adequado de iluminação natural que conjuque aberturas zenitais e lateriais de forma a otimizar o aproveitamento da luz natural e reduzir os custos e manutenção dos sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *