Como o próprio nome diz, a bioconstrução ou bioarquitetura é o planejamento de edifícios voltados para a vida, para o bem estar humano e da natureza. A Bioconstrução considera as interações decorrentes deste encontro entre o ser vivo e espaço construído, e a partir deste conhecimento traça soluções mais saudáveis e ecológicas, faz uso de materiais naturais e menos industrializados, a fim de evitar componentes tóxicos e prejudiciais à vida. As formas da bioarquitetura são mais soltas e se inspiram na natureza.
A Bioconstrução utiliza os seguintes princípios:
- Otimização de espaços (menor é melhor);
- Função múltipla para os elementos construídos ou naturais;

Casa Nautilus, Javier Senosiain e Adobe House, Santa Fe, Novo México.
- Considerar a natureza como modelo;

Projeto de Michael Reynolds.
- Aproveitamento da topografia;
- Integração com o meio natural e social;

Capela Berlin, construída sobre os escombros da Capela da Reconciliação, edifício público que usa a terra como base da sua arquitetura, em Berlin, Alemanha.

A Escola verde criada pelo casal John e Cynthia Hardy é uma construção feita em bambu e uso de técnicas sustentáveis, em Bali- Indonésia.
- Gerenciamento de água, energia e resíduos através da observação dos ciclos naturais;
- Emprego de materiais naturais, reciclados, locais e saudáveis;
- Utilização dos recursos biológicos e naturais locais (terra, sol, ventos, plantas);
A visão ecológica da construção de edifícios se dá a partir de uma abordagem sistêmica de todas as inter-relações entre os ecossistemas e o ambiente construído; é necessário pensá-los considerando fluxos de matéria e energia, além de considerar as questões sócio-econômicas envolvidas.
Quer aprender a bioconstruir? Nossos parceiros do Morada Natural estão oportunizando o aprendizado e vivência de Bioconstrução através de um curso prático e teórico, mais informações neste link e no folder abaixo: